Fernando Seabra declara Chapecó como polo de inovação nacional

Desbravalley-Startups-1BiCapital-Fernando-Seabra

Conhecer o mercado, buscar as melhores mentorias, estar à frente do mercado e resolver problemas reais foram algumas dicas do líder do Grupo de Relacionamento com Investidores (GRI) do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP (Federação das do Estado de São Paulo), Fernando Seabra, aos empreendedores de Chapecó e região. Seabra palestrou no Deatec Summit Lunch, evento promovido nessa quinta-feira (19) pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec).

Seabra disse que ficou impressionado com a qualidade dos projetos desenvolvidos em Chapecó. “Sempre cito como os três grandes polos de iniciativas empreendedoras no Brasil as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis e, a partir de agora, citarei Chapecó como o quarto grande centro, devido à qualidade da inovação criada aqui, das startups e dos produtos e serviços que serão disruptivos para nossa sociedade”.

De acordo com Seabra, a tecnologia faz parte do dia a dia e as empresas precisam estar preparadas para as mudanças, que acontecem cada vez de maneira mais rápida. “Estamos vivendo um momento de mudanças. No futuro, produziremos mais com menos. Pesquisas mostram que 65% das crianças de hoje trabalharão com profissões que ainda não existem”, frisou. O empreendedor orientou, ainda, a desconfiar de muitos elogios. “Busque críticas construtivas e a melhor mentoria possível de pessoas que realmente vão falar o que elas acham”, acrescentou.

Seabra também participou do evento Startups Desbravalley, com cinco startups que apresentaram pitchs a uma banca formada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Cidnei Barozzi, pelo diretor regional do SENAI Almeri Denonatto, pela secretária da Deatec Sinara Perosa e pelo sócio da aceleradora de startups e investidora-anjo  1Bi Capital Andrei Bueno Sander. Seabra foi o principal mentor da banca.

Os pitchs foram apresentados pela Hub2B, Belasis, PackID, Coopig e Reino Bambini.  A Belasis e a PackID foram selecionadas para participar do Concurso Acelera Startup, em novembro, em São Paulo, o maior evento de investimento-anjo da América Latina. Fiquei muito impressionado com a qualidade das iniciativas de Chapecó. Foi muito difícil escolher só duas startups que pré-selecionei para entrarem no funil das que receberão mentorias e possivelmente apresentarão seus projetos para investidores no nosso evento em São Paulo”, realçou Seabra. A última edição, em 2017, teve 14.205 participantes, dos quais 350 foram escolhidos para receber mentorias, apresentar pitchs e, posteriormente, seus projetos para a banca de investidores.

STARTUPS

Para o CEO y Co-Founder da Belasis, startup associada à Deatec, Marcelo Bêz, participar do Startups Desbravalley foi uma grande oportunidade. “Nosso objetivo era aumentar o nosso network e tivemos uma grande porta aberta, que era também o que estávamos buscando”. A startup foi fundada em 2014 e, atualmente, possui clientes no Brasil e nos Estados Unidos. É um sistema de gestão que funciona em plataformas web para salões de beleza, spas, barbearias e clínicas.

Os sócios da PackID, Caroline Dallacorte e Thales Akimoto, comentaram que tinham grande expectativa com a apresentação para Seabra. “O Acelera Startup é um programa representativo e, para nós, será uma oportunidade de mostrar nossa evolução e conhecer novos investidores”, frisou Thales. “Além disso, pudemos exemplificar como Chapecó e região estão fortalecidas com as startups, com potencial de crescer ainda mais”, acrescentou Caroline. A PckID é um sistema de monitoramento de temperatura e umidade em tempo real que permite a tomada de ação preventiva para evitar perdas de cargas.

De acordo com o presidente da Deatec, André Telöcken, os eventos trouxeram novidades e estimularam os empreendedores da região a buscar novos desafios. “Tivemos uma grande participação, o que demonstra que o Oeste está sendo terreno fértil para inovação, tecnologia e empreendedorismo”.

Além do Deatec Summit Lunch e do Startups Desbravalley, Seabra participa, na noite dessa quinta-feira, do Chá Cazamigliss, quando falará sobre empreendedorismo e motivação para mulheres empreendedoras.

Os eventos contaram com apoio da Deatec, Desbravalley e outras empresas, com patrocínio da empreendedora Maira Alves.

Desbravalley é o recente nome dado ao conceito do ecossistema de empreendedorismo, tecnologia e inovação do Oeste catarinense, visando ser compartilhado por todos que atuam na região e que contribuem para o seu desenvolvimento.

 

Fonte: Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s